Navegação Segura na Net

No mês de fevereiro, celebra-se o Dia da Internet Segura (8 de fevereiro de 2022), sendo hoje comemorado em mais de 150 países. Ao longo dos anos, este dia tornou-se um evento marcante com o objetivo de promover a utilização segura da internet por todas as pessoas, inclusive as crianças, que estão bastante expostas a riscos nesta rede mundial de comunicação.

A fim de se poder dar a merecida visibilidade a este tema tão atual e importante para as nossas crianças e jovens de hoje, a equipa socioeducativa da Ludoteca Roda Viva, cuja entidade gestora é a Casa do Povo de Vila Franca do Campo, esteve a explorar o site Seguranet.pt.

A exploração foi feita pela equipa em conjunto com as crianças/jovens que frequentam a Ludoteca mostrando-lhes os conteúdos apresentados pelo site e adaptando-os à particular realidade e quotidiano dos mesmos. Foram tratados temas como: os cuidados a ter com o computador (enquanto equipamento); dicas para melhor gerir os dados pessoais e a melhor forma de manter a nossa privacidade; os cuidados que se deve ter para manter o convívio saudável com os amigos e agir de forma correta no mundo digital; como fazer pesquisas de sites credíveis e também os perigos nas redes sociais e nos jogos online.

 Ao longo das tardes dedicadas a este tema, as crianças viram vídeos simples e muito explícitos sobre temas como a melhor forma de conviver na Internet e de utilizar as redes sociais e jogos online de modo a se manterem em segurança, prevenindo situações desagradáveis ou extremas. A visualização dos vídeos, suscitou o interesse em comunicar as suas experiências e as suas opiniões e aproveitaram também a oportunidades para explorar amplamente a seleção de jogos que o site propõe tendo por base os conhecimentos adquiridos pelos vídeos.

A exploração dos conteúdos apresentados online, especificamente dirigidos a crianças e jovens ajudou ao desenvolvimento da sua sensibilização e auto preservação enquanto navegam na Internet e, ao mesmo tempo, propagou a ideia de como o ambiente online pode ser mais seguro para todos. Perpetuando assim, a aposta na Prevenção, Educação e Sensibilização.

Equipa Socioeducativa Ludoteca Roda Viva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.