Corrida contra os consumos – 2º Edição

No dia 2 de fevereiro de 2022, o CDIJ MOSAICO voltou a promover o pedipaper “Corrida Contra os Consumos”. Esta nova edição visou intervir, mais uma vez, com um público juvenil cuja idade constitui fator de risco para início de consumos de substâncias psicoativas para além de outros fatores como a proveniência de bairros desfavorecidos, acesso fácil às substâncias, ter familiares ou amigos já com consumos, entre outros.

A atividade está inserida no atelier Saúde e Adições, e possibilita um aumento do conhecimento acerca da problemática, testando os conhecimentos prévios e enriquecendo os mesmos, através da formulação de questões e do debate e partilha de opiniões e experiências entre os pares, mediado pelos monitores e técnicos.  

A presença de conhecimentos e competências para a ação já estavam presentes no repertório de estratégias dos jovens apesar de estes não saberem como ativar e implementar essas estratégias convenientemente sendo que para isso usou-se o modelo de resolução de problemas durante a discussão.

Foram escolhidas algumas palavras-chave a reter desta atividade: prevenção, segurança, saúde e recursos comunitários.

A luta contra os consumos não é a luta de uma pessoa ou de uma família, é a luta de uma comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.