Saudações ao sol – Introdução ao YOGA

O Dia Internacional do Yoga é comemorado no dia 21 de junho. A data foi escolhida com referência ao solstício de verão, o dia em que o Sol está mais próximo da Terra no Hemisfério Norte e visa consciencializar sobre os benefícios do Yoga – prática ancestral nascida na Índia que procura ampliar a consciência e a espiritualidade. Na prática do Yoga está intrínseco o apelo à paz e à fraternidade entre os indivíduos para a construção de um mundo melhor.

No passado dia 21 de junho, as crianças que frequentam a Ludoteca Roda Viva, sediada na Casa do Povo de Vila Franca do Campo, participaram numa sessão de Yoga para principiantes. Esta ação, promovida pela Ludoteca Roda Viva, cuja entidade gestora é a Casa do Povo de Vila Franca do Campo, está inserida no âmbito do projeto (Des) envolve-te + que conta com o apoio do Governo Regional dos Açores.

A sessão de Yoga foi orientada pela Dra. Valéria Almeida, psicóloga e praticante apaixonada de Yoga. As crianças puderam assim experimentar uma sessão desta modalidade de atividade física, mental e espiritual com cerca de 5.000 anos. A orientadora demonstrou às crianças, com muita graça e à vontade, que esta modalidade pode ser praticada por pessoas de todas as idades. A sessão iniciou-se com uma breve introdução ao conceito de Yoga, destacando os benefícios desta atividade na vida quotidiana, tais como a redução da ansiedade e dos níveis de stress, bem como a melhoria da capacidade de concentração do praticante. Depois passou-se à prática da respiração e de algumas posições, tais como a “saudação ao sol”, a “cadeira”, a “estrela”, entre outros. Por fim, todos relaxaram em harmonia, escutando os sons do ambiente e as suas respirações

Karen Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.