“Moeda a Moeda, enche o teu Porquinho”

As crianças que frequentam a Ludoteca Roda Viva tiveram a oportunidade de participar num projeto sobre economia financeira para crianças. É um projeto dinamizado por Madalena Ribeiro, Agente de Educação Sociofamiliar da equipa do RSI na Casa do Povo de Vila Franca do Campo, em parceria com a equipa Ludicopedagógica do Roda Viva, de forma a ensinar a controlar melhor as despesas da família, recorrendo a várias estratégias como proceder à compra correta de alimentos, roupas e outros objetos para a casa, preparar pratos que aproveitem melhor os ingredientes, entre outros. Esta ação teve início a 8 de julho e termina a 12 de agosto na sede da Casa do Povo de Vila Franca do Campo.

Ao longo das sessões, apresentou-se o conceito de economia familiar ao colocar situações atuais e reais da vida das crianças e levá-las a refletir e a racionalizar o consumo excessivo de bens materiais. As crianças realizaram tarefas como a pesquisa de várias dicas de poupança e depois procederam ao seu registo, jogaram o jogo de tabuleiro: “The Game of Life” que é baseado no percurso de uma vida em que é necessário fazer escolhas importantes, organizaram a sua própria festa de aniversário tendo em atenção não exceder o orçamento base, entre outras. Fortalecendo assim, conhecimentos gerais de áreas sociais e económicas, abrangendo conhecimentos de educação, nutrição, administração, entre outros.

 A realização deste projeto surge no âmbito de uma das áreas de intervenção de Madalena Ribeiro como tema importante para a formação das crianças no contexto familiar e como forma de introduzi-lo no seio das famílias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.