“Livros cerrados, não fazem letrados”!

Com este provérbio em mente, a Ludoteca Roda Viva, cuja entidade gestora é a Casa do povo de Vila Franca do Campo, teve por mais um ano consecutivo o privilégio de encantar as crianças com a comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil.

Esta atividade de cariz lúdica e educativa, que a equipa socioeducativa da Ludoteca tem vindo a dinamizar todos os anos, abrangeu as turmas do Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico de duas das escolas do concelho de Vila Franca do Campo, designadamente a EB1/JI Francisco Medeiros Garoupa e a EBI de Ponta Garça. As crianças, no decorrer de manhãs ativas, tiveram o prazer e o gosto de se deliciarem com as histórias contadas.

 Para este fim, selecionou-se criteriosamente as histórias e estudou-se com rigor o seu conteúdo para que as crianças experimentassem infinitas aventuras divertidas e inspiradoras, curiosas e criativas personagens que certamente os ensinaram mais um pouco sobre tudo. Histórias como “Trincas Números”, “AEIOU História das cinco vogais”, “Monstro Rosa”, “O que fazer com uma ideia” e “O menino que colecionava Palavras” captaram a atenção das crianças. As atividades que se seguiram à leitura visaram pôr à prova os conhecimentos adquiridos, através de jogos, atentando-se nas temáticas sugeridas pelos próprios livros. 

O futuro das nossas crianças passa pela importância da leitura nas suas vidas. O seu desenvolvimento integral está relacionado com o que as rodeia, por isso recomenda-se vivamente que as coloquemos em contato com os livros, que façamos leituras com e para elas, que se viaje com elas pelas mais extraordinárias histórias, que se conte, que se crie com a criança as suas histórias e que se desperte o seu imaginário. Uma criança que ouve e lê histórias estará mais apta à aprendizagem da escrita e da interpretação.

Ler é voar por caminhos infinitos!

Karen Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.