(DES)ENVOLVE-TE +: aprender a brincar

Quinze meses após o seu início, a equipa Socioeducativa da Ludoteca Roda Viva, no âmbito do projeto (DES)ENVOLVE-TE+ com o apoio do Governo Regional dos Açores, especificamente da Direção Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social termina mais um projeto com resultados muito positivos no que concerne à expansão e evolução das habilidades cognitivas e artísticas das crianças. É este projeto que queremos falar hoje e do qual muito nos orgulhamos.

As atividades desenvolvidas estavam inseridas em 3 oficinas, a saber: a Oficina do Jogo, a Oficina da Arte e a Oficina do Conhecimento. Com estas oficinas, a intenção foi utilizar o lúdico como condutor e facilitador da aprendizagem plena, da promoção do brincar, do imaginário, da desinibição, da sensibilidade artística, da criatividade e autoestima e muitas outras competências motoras, comunicacionais, emocionais e cognitivas. Com o contributo também de formadores na área da Música, do Desenho/Pintura e do Yoga, pode-se dizer que as crianças/jovens foram verdadeiros exploradores do conhecimento e desenvolveram projetos de natureza diversa, investigando e adquirindo saberes transversais às aprendizagens escolares.

Além disso, enquanto veículos promotores da aprendizagem, saímos da nossa sede na Casa do Povo de Vila Franca do Campo, e rumámos, ao encontro das turmas do Pré-Escolar e 1º Ciclo da EBI Ponta Garça. E, desta forma, conseguimos levar o gosto da leitura a mais jovens, bem como a estimulação da compreensão oral e da capacidade intelectual e expressiva das crianças, através da leitura animada de um livro, integrado no Plano Nacional de Leitura, e de dinamizações (jogo, ateliê ou expressão musical ou dramática).

A junção das entidades envolvidas na execução do projeto (DES)ENVOLVE-TE+ promovido por nós, Ludoteca Roda Viva, garantiu, em pleno, o desenvolvimento integral de crianças e jovens, num espaço educativo informal e dinâmico, facilitando a interação da dos mesmos com os seus pares, com os adultos e com o mundo, onde as aprendizagens foram adquiridas pela manipulação, experiência e transformação, tornando-as mais enriquecedoras.

Equipa Socioeducativa da Ludoteca Roda Viva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.