(DES) Envolve-te + na Ludoteca Roda Viva

Num espaço lúdico-educativo, especialmente concebido para as crianças/jovens usufruírem do seu tempo livre, a Ludoteca Roda Viva, cuja entidade gestora é a Casa do Povo de Vila Franca do Campo, tem levado a cabo dentro do seu espaço, desde novembro de 2020, o projeto intitulado (DES) envolve-te+ que conta com o apoio do Governo Regional dos Açores.

Destinado a crianças/jovens, com idades compreendidas entre os 6 e 13 anos do Concelho de Vila Franca do Campo, o público-alvo usufrui livremente do espaço, participando, por um lado em atividades diversas e ainda em ateliês temáticos de curta ou longa duração, que vão ao encontro dos seus interesses e gostos, com o objetivo primordial de permitir a expansão e a evolução das habilidades cognitivas e artísticas daqueles que integram o projeto.

Com efeito, o projeto (DES) envolve-te+ foi criado tendo como base três domínios fundamentais a desenvolver nos participantes, a saber: o Jogo, a Arte e o Conhecimento. Primeiro, no domínio do Jogo, a intenção é que, a utilização do mesmo na cultura pessoal, seja visto como um meio de aprendizagem de conceitos, que possibilite a inserção de crianças/jovens no mundo imaginário e promova a sua desinibição, atenção e memorização. De seguida, o domínio da Arte proposita o desenvolvimento da sensibilidade estética/artística, perceção, criatividade, autoestima, concentração e capacidade de transformação. Deste modo, procura-se desenvolver a motricidade fina e a capacidade expressiva e comunicativa dos beneficiários, dando a conhecer às crianças e jovens, os diferentes materiais e a variedade de técnicas inerentes às artes plásticas., Depois, no domínio do Conhecimento, as ações passam por investigar e desenvolver projetos de natureza diversa, bem como incentivar o gosto pela partilha de conhecimentos e saberes.

Portanto, a sinergia das entidades envolvidas em projetos desta natureza, particularmente do projeto (DES) envolve-te+ e da Ludoteca Roda Viva, na verdade, garante plenamente o desenvolvimento integral de crianças e jovens, num espaço de educação não formal, dinamizador e facilitador da interação da criança/jovem com os seus pares, com os adultos e com o mundo, onde as aprendizagens são adquiridas ludicamente.

A equipa socioeducativa Ludoteca Roda Viva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.