A Ludoteca Roda Viva esforça-se desde sempre para ser um exemplo de inclusão, promovendo experiências lúdico-pedagógicas adaptadas a diferentes públicos. Esforçamo-nos por estar, constantemente, em (re)invenção para o bem de todos.
Deste modo, quando fomos convidados a participar no concurso “Portas de Natal Inclusivas”, promovido pela Associação de Paralisia Cerebral de São Miguel, ficámos muito entusiasmado por uma vez mais, poder dar voz a um tema tão importante.
Assim, foi-nos proposto decorar a porta da nossa valência, juntando a época natalícia à temática da inclusão. A porta foi idealizada e decorada pelas crianças que, diariamente, frequentam o espaço, sob a orientação da equipa pedagógica. A ideia foi simples: juntar o lado doce do natal à inclusão social, abrangendo todo o tipo de inclusão (inclusão de pessoas portadoras de deficiências físicas e/ou mentais; inclusão de pessoas de diferentes faixas etárias; inclusão de pessoas de diferentes culturas; inclusão de pessoas com diferentes opções sexuais; etc)
De 27 portas a concurso, em toda a ilha, alcançamos um honroso terceiro lugar. Ficamos muito orgulhosos com este destaque, mas sobretudo pela mensagem que incutimos nas nossas crianças e jovens: uma porta pode ser mais do que um local de passagem. Pode ser uma tela. Pode representar uma voz unida.
E fica a certeza de que, a porta da nossa Ludoteca, será sempre uma porta aberta para TODOS. O ano inteiro.