(em)POWER 9 – Programa de Competências para o Sucesso

O 9º ano de escolaridade é recebido pelos alunos com muito entusiasmo. É um ano de transição em que no final é pedido aos alunos que façam escolhas acerca do seu futuro académico e profissional. Por esse mesmo motivo pode também ser um ano pautado por alguma ansiedade em relação a essas escolhas e à capacidade percebida dos jovens para fazerem essas mesmas escolhas.

O CDIJ MOSAICO trabalha com duas turmas do 9º ano da EBSACR, sendo que uma delas tem vindo a acompanhar desde o 7º ano, o curso de formação profissional de padaria/pastelaria, e a turma de 9º ano vocacional. Pelo que, avaliadas as necessidades de ambas as turmas em termos de perfil dos alunos e etapa de vida escolar em que se encontram, verificou-se pertinente treinar os jovens em competências pessoais e profissionais que os encaminhem para o sucesso.

Esta ideia de sucesso, é construída junto com os alunos nas sessões iniciais em debate e discussão, de forma a criar motivação para aderirem ao programa e também para delinear a intervenção. De entre alguns dos temas a trabalhar, torna-se importante informar sobre estilos de vida saudáveis e comportamentos de risco, a tomada de decisão e resolução de problemas, a capacidade de regulação emocional, apresentação e comunicação pessoal e profissional e, por fim, reconhecimento de instituições e serviços na comunidade.

O objetivo é que, no final, os jovens se sintam empoderados para tomar as suas próprias decisões, já que muitas vezes o percurso escolar destes jovens foi tudo menos linear, e que disponham das ferramentas necessárias para tomarem decisões conscientes, informadas e saudáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *