Identidade, Ciência e Conservação

Em mais uma atividade de incentivo à aprendizagem compreensiva os jovens da turma 7º TPCA foram, no passado dia 9 de dezembro, ao Centro de Monitorização e Investigação das Furnas (CMIF). O CMIF foi criado com o objetivo de divulgar a história e evolução do Vulcão das Furnas e a intervenção do Laboratório de Paisagem na proteção e recuperação dos ecossistemas na área de paisagem protegida da bacia hidrográfica das Furnas.

Os jovens puderam consolidar as aprendizagens escolares acerca dos conceitos de vulcanologia lecionados no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, mas não só. A visita, guiada de forma muito dinâmica e apelativa, alertou para o papel da ação humana na degradação e poluição das paisagens naturais da ilha e perda de biodiversidade endémica devido às plantas exóticas e invasoras sensibilizando para a importância da sua conservação.

Os jovens perceberam o trabalho pioneiro e de qualidade que está a ser feito aqui nas nossas ilhas, motivando a que eles próprios sejam, agora e no futuro, participantes ativos na conservação das paisagens naturais, que tanto implicam para o nosso bem-estar, subsistência, economia, cultura e fazem parte da nossa identidade enquanto açorianos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.