O Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil – MOSAICO, tem ampliado ao longo dos anos, estratégias significativas para o desenvolvimento de competências pré-profissionais, com o objetivo de estimular a aptidão vocacional.
A aposta feita na oficina de carpintaria, tem mostrado um resultado significativo, principalmente no despertar do interesse dos jovens e no aperfeiçoamento de habilidades em carpintaria. Pois para além de trabalhar todas as competências de carpintaria, é nossa responsabilidade incutir nos jovens, uma valorização e motivação para uma vida ativa futura.
É no atelier de Carpintaria do CDIJ MOSAICO, que os jovens desenvolvem projetos interessantes, desde triciclos de madeira, estruturas para estufas, galinheiros, armários, bancos entre outros trabalhos. Cabe à equipa de monitores, professores e ao formador especializado em carpintaria, orientar e dar as bases necessárias, para um correto funcionamento, desde o planeamento de projetos, dos cortes, das medições, reparações, inúmeras tarefas diárias de um carpinteiro.
Importa referir que para além de trabalhar competências numa área vocacional, o mais importante é formar o jovem, como ser humano do amanhã. Aproveitamos a oficina de carpintaria para ensinar outras competências, como por exemplo o relacionar consigo próprio e com os outros, o aprender a resolver conflitos, o criar perspetivas de vida saudáveis e principalmente incentivá-los a correr atrás dos seus objetivos de vida.
Valorizando uma profissão cada vez mais escassa, conseguimos transmitir aos jovens dos nossos dias a importância do saber fazer e principalmente acreditar que são capazes.
O Monitor Rui Santos