Pôr sentido – Uma viagem ao mundo da lei e de uma cidadania efetiva

No âmbito dos planos do CDIJ MOSAICO para ajudar os jovens a exercer seus direitos e deveres para uma cidadania responsável, os jovens visitaram a esquadra da polícia de Vila Franca do Campo, onde foram recebidos pelo Chefe Principal Hélder Medeiros. A palestra abordou os conceitos de perigo, risco e comportamento antissocial, assim como as consequências legais desses comportamentos quando se tornam crimes.

Dentro desta iniciativa surgiram um conjunto de visitas e atividades que articuladas se espera que contribuam para a sensibilização e prevenção de comportamentos desviantes no público jovem e que estes conheçam e exerçam os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático e coletivo.

No âmbito destas atividades direcionadas para o desempenho de uma cidadania efetiva já se realizou um pedipaper com o tema Discriminação Zero com a parceria de entidades locais (CACCI, CPCJVFC, EBSARC, PSP-VFC, CMVFC), um encontro com a DGRSP – Núcleo de Apoio Técnico dos Açores, ação educativa sobre o Respeito pelo Outro e o pedipaper “Posiciona-te – GPS” que promoveu a deslocação autónoma dos jovens e deu a conhecer uma série de serviços essenciais e entidades na cidade de Ponta Delgada.

Um agradecimento a todos os que têm colaborado connosco.

Este projeto terá a sua continuidade ao longo do presente ano letivo com novas colaborações e parcerias no sentido da prevenção e promoção do sentido de “ser cidadão” nos nossos jovens.

A Psicóloga

Valéria Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *